CSS Drop Down Menu by PureCSSMenu.com

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Steampunk: Você conhece essa cultura?? (Repost)

Steampunk muitos vezes pode ser associado a Ciberpunk, mas é algo bem diferente.

Steampunk é um subgênero da Ficção Científica, um universo paralelo onde é mostrado que a tecnologia e mecânica foram criadas a muito mais tempo, normalmente ambientado na época Vitoriana (1837 - 1901) onde todo poder técnologico dessa era é usado para criar coisas fantásticas como aviões, carros, maquinas de guerra, colossais Trens a vapor, submarinos... entre outras coisas como robôs movidos a vapor, gigantescos Zeppilins que podem abrigar comércios, hotéis e até cidades inteiras!!! Não existem limites aqui, mesmo usando mecânicas antigas movidas a vapor, carvão, água, eletricidade arcaica... nada disso importa, a tecnologia velha do Steampunk tem tanto potencial quanto a que usamos hoje ou até mesmo a do futuro, o que muda é sua estética que fica clássica, retrô ou velha se preferir.
O Steampunk começou a tomar forma no final da década de 80, no principio inspirado na literatura de Julio Verne, H.G. Wells, Mark Twain e Mary Shelley.
O foco era um mundo antiutopia onde  caiam as máscaras dos lideres da sociedade, na sua maioria totalitaristas e autoritaristas, onde povo luta para sair desse controle opressor, assim como no Ciberpunk o Steampunk tambem adota uma posição anarquista e Punk de "luta e liberdade".
Com o tempo esse  subgênero foi tomando forma e hoje já agrega muita coisa a seu material, a cada novo produto Steampunk vemos novos aspectos a seu enredo como Noir, gótico, terror, sobrenatural, fantasia - Medieval e até padrões Lovecraftianos são adotados ao Steampunk. O que mostra a verssatilidade e flexibilidade do estilo que pode estar em qualquer universo e qualquer universo pode estar nele.

O gênero tem ampliado até sua existência material tornando - se moda, Design e costumização.
Você provavelmente já viu referências Stemapunk e nem sabia, filmes como Van Helsing e Wild Wild West e a Liga Extraordinária mostram maquinas ou engenhocas do gênero, o filme Sucker Punch mostra soldados nazistas mortos que foram reanimados com mecânicas a vapor, animes como SteamBoy, Fullmetal Alquimist, Steam Detectives tem muitas referências ao estilo Steampunk, os robôs de Steam Detectives são movidos a vapor por exemplo...

Os games Bioshock 1 e 2 mostram muitos aspectos do estilo tambem, os personagens Big Daddy e Big Sister são um grande exemplo de estética Steampunk dentro do game :

                                                           Big Daddy                                                                   Big Sister
O novo Bioshock Infinite, mostra - se muito mais Steampunk trazendo a cidade voadora de Columbia e muito mais dessa cultura :

O game Dishonored é um game anunciado como Steampunk :
Então é isso,  esse é um gênero pouco conhecido da ficção mas que esta tomando espaço cultural e do entretenimento, e no que depender de mim teremos muito mais Steampunk no RobôGuereiro, aguardem...

A seguir alguns exemplos de Stempunk, divirtam - se!!!

Moda/Cosplay:
 Costumização e Disign:
E esses games, será que são a carvão??


Arma do game Portal  e Portal 2.
Alguns personagens mudados para o Steampunk:

 Optimus Prime!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário