CSS Drop Down Menu by PureCSSMenu.com

domingo, 21 de agosto de 2011

A historia Zumbi.

O texto a seguir é uma breve passagem pela história dos zumbis. Feito para aqueles que amam zumbis ou simplesmente gostam do caos proporcionado por essas “maravilhosas criaturas” hsauhauhasuahsusahuhasuhsausahuashsa...


ZUMBIS no PASSADO.

Os zumbis que conhecemos hoje são bem diferentes de sua inspiração inicial, que por incrível que pareça veio do Haiti. Culturalmente Voodoo é muito comum até hoje no Haiti e em tempos remotos acreditava-se que uma espécie de sacerdote poderia controlar a mente de pessoas, com rituais Voodoo e uma bebida venenosa, eles eram capazes de fazer o que pode ser considerado uma lobotomia, para que a pessoa escolhida se torne sua escrava, o mais comum é que esses zumbis fizessem um trabalho rural em suas propriedades, mas também poderiam defender violentamente seus mestres. Mas havia poderosos mestres que podiam trazer os mortos de volta, outros zumbis prontos para obedecer cegamente seus mestres.

Lógico, não a provas concretas quanto aos poderes desses sacerdotes, mas é certo que foram eles que inspiraram o primeiro filme de zumbis da historia, White Zombie de 1932. (pensou que era A noite dos Mortos-Vivos de Romero né?!! Calma já vamos chegar nesse filme)

Em White Zombie, zumbis são criados por magia negra, pelo feiticeiro Legendre para fazer trabalhos forçados, igualzinho aos zumbis Haitianos...

Legendre e um de seus zumbis em White Zombie.


Foi então que anos mais tarde em 1968, tivemos o filme A Noite dos Mortos-Vivos, de George. A. Romero, esse não foi simplesmente mais um filme de horror, ele mudou o curso da historia cinematográfica, tanto no seu contexto quanto na sua estética. Imagine um filme com mortos-vivos, estes são mortos reanimados, podres e que comem carne humana, causando caos pelo país, imagine o impacto dessa violência nos anos 60, foi uma loucura nos cinemas, na época muitas pessoas passaram mal ao assistir o filme!!

A partir desse filme Romero ganhou o titulo eterno de PAI DOS ZUMBIS.

O filme de Romero trouxe conceitos zumbis usados até hoje, como por exemplo o “se eles te ferem, você será infectado e se tornara um zumbi tambem”, na época os zumbis eram lentos.
A Noite dos Mortos-Vivos. 
Esse estilo de zumbi conquistou as platéias de todo o mundo e inspirou milhares de outros filmes, que seguiam praticamente esse mesmo estilo, mas não só isso, zumbis estavam agora nos quadrinhos, desenhos, roupas, musica, literatura... com o passar dos anos eles invadiram tudo, até mesmo os games, esse texto seria um lixo se eu não citasse o mais clássico game de zumbi, Resident Evil, que nos trouxe não só zumbis mas também monstros mudados por um vírus zumbi, isso trouxe um ar de modernidade aos zumbis.

Cara não tem como esquecer a primeira cena do primeiro zumbi aparecendo... nostálgica e eterna...


ZUMBIS no PRESENTE.

Resident Evil, trouxe modernidade aos zumbis, mas de fato ainda não saia completamente do “Zumbi - Clássico”,foi então que algo novo e realmente inusitado aconteceu... zumbis correndo...PUTA QUE PARIU ZUMBIS CORRENDO???!

O que poderia ser uma merda total acabou dando muito certo e sendo tão bem aceito que algumas pessoas nem sabem que na era clássica zumbis não corriam.

Velozes e com uma fome muito mais brutal, esses novos zumbis ficaram muito mais violentos e por que não dizer mais reais, um dos primeiros filmes desses novos zumbis que posso me lembrar é Extermínio de 2002, que trouxe uma idéia mais consistente de zumbi, mostrando que o surgimento das criaturas se devia a um acidente com um vírus modificado da raiva. Aqui os infectados não estão podres, mas são criaturas atrozes e destrutivas, alem de rápidas.

Exterminio:


Foi no filme Madruga dos Mortos de 2004 que a “Bagaça bota pra fuder”, zumbis podres a rápidos, e hoje não se imagina zumbis de outra forma, agora todos os filmes do gênero seguem essa nova força destrutiva, dando velocidade as criaturas. Games como Left 4 Dead 1 e 2 exploram muito bem esse universo de zumbis contemporâneos.




Mas lógico, a base clássica de Romero ainda persiste, mesmo havendo diversos tipos de zumbis hoje, foi Romero quem de fato os criou na melhor forma como os conhecemos, e posso dizer que zumbis ou mortos- vivos, tornaram-se seres de um folclore moderno, você não acha?

ZUMBIS no FUTURO.

Depois de tudo isso só falta uma coisa no universo zumbi... ser real!!!

Não, eu não estou ficando louco, recentemente saiu um documentário sobre zumbis que analisou os seres, o documentário aborda vários aspectos, e nele vemos vários especialistas em diversas árias falando sobre o assunto e o mais importante sobre como seria se acontecesse um apocalipse zumbi.

O que eu achei mais interessante e esperançoso, foi o que uma infectologista disse, “Esse vírus zumbi dos filmes, seria como o vírus da raiva misturado ao vírus da gripe, com algumas modificações... Hoje ainda não temos tecnologia pra criar um vírus que cause danos tão depressa, mas em um futuro próximo acredito que não será impossível”

Viu!!!!???? preparem suas armas , ele estão chegando!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário