CSS Drop Down Menu by PureCSSMenu.com

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Missão Impossível: Protocolo Fantasma – Crítica


Perseguições, adrenalina vertiginosa e muita ação com um agente secreto carismático e de fato, mais humano.

Quero deixar claro um ponto importante: O Robô foi apreciar o filme em IMAX. Para quem não sabe, as Salas IMAX são equipadas com as maiores telas de cinema já vista em toda a história, com som e imagem digital e uma verdadeira tecnologia 3D que vai fazer-lo chorar de emoção por ver algo tão colossal saindo da tela gigantesca. Definitivamente, imersão total!

Mas uma coisa que perturbou as pessoas é que o filme Missão Impossível: Protocolo fantasma não é de fato em 3D. Ele foi feito para ser exibido em cinemas que possuem tecnologia IMAX, mas não quer dizer que necessariamente tenha que ser 3D alias, a estrutura do cinema é tão absoluta que o 3D se faz desnecessário para um filme com essa qualidade abissal. A cena do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo é tão vertiginoso com seus 828 metros de altura que se fosse em 3D, haveria óbito nas salas IMAX. Então se você pretende assistir ao filme em um cinema IMAX, saiba que não é em 3D, mas isso não afeta em nada na incrível experiência de imersão proporcionada pela qualidade da filmagem e estrutura da sala. Quer uma dica? Veja em IMAX!


O cinema de espionagem mudou desde a aparição do agente Bourne, os agentes perfeitos e impecáveis no melhor estilo Pierce Brosnan de ser, desapareceram completamente, abrindo espaço para um 007 "" rebelde, brutal, que possui conflitos amorosos e acaba falhando em suas missões. Bourne mostrou que mesmo sendo uma maquina de dar porrada e quebrar ossos, tem um coração, ama e em sua essência, é simplesmente humano. Ethan Hunt também aprendeu isso, no ultimo filme do agente, ele estava se desligando completamente do serviço secreto para se casar, apesar dos contra-tempos, uma explosão aqui e alí, conseguiu subir com sua amada no altar, porem a vida de agente secreto não é um oficio fácil de abandonar. Depois de alguns incidentes, vai ter aprender a conviver com os fantasmas do passado.


O retorno do agente Ethan Hunt é marcado por um resgate ao clássico da franquia começando pela abertura e sua já conhecida trilha sonora com o estopim queimando. Com aparelhos mirabolantes de tecnologia que só agentes secretos tem nas mangas e que vai fazer você ficar de boca aberta. Algo que ficou bem evidente foi o abandono da posição de agente "mala" adquirido no segundo filme da franquia, ele é substituído por um cara completamente humano e que como todos, tem seus segredos e conflitos pessoais. Outra grande mudança acrescentada é o humor casual, às vezes desnecessário, mas que em algumas cenas diverte e consequentemente vai atingir um publico maior, além dos amantes da espionagem.


O ponto fraco do filme é seu antagonista que tenta ser o cara mal e não possui personalidade alguma. Praticamente a única cena que se faz necessária para a construção do vilão foi maquiada com uma mensagem subliminar illuminati vagabunda de seu discurso sobre a necessidade de uma guerra nuclear para promover a verdadeira paz e evolução da humanidade. Atenção para o grande brasão da fênix de duas cabeças que é enfatizada em suas costas na cena do discurso que é propositalmente misturada a discussão dos agentes remanescentes da IMF, atingindo o expectador no subconsciente, malandrinhos. O verdadeiro antagonista que poderia ser mais bem aproveitado, acaba sendo descartado rapidamente deixando o foco para o russo louco que passa o filme inteiro em uma brincadeira de gato e rato desmotivante com Hunt. Alguns personagens poderiam ser melhor aproveitados como o agente Brandt (Jeremy Renner) que entra de gaiato na dança e apesar de suas habilidades acaba não passando de um elo para o passado do protagonista. O policial Russo também seria um personagem muito forte na trama, mas também acabou ficando para escanteio. A trilha sonora é inconstante, ela não é ruim, mas poderia ser muito melhor. Por sorte o filme é tão divertido, descomplicado, e as sequências de ação, tensão e adrenalina são tamanhas, que tapam completamente esses buracos de uma forma que você vai acabar nem percebendo essas falhas. Se você perdeu algum filme da série, vai tranqüilo meu querido, você vai entender tudinho.


A cena do Kremlin, o mirabolante plano no vertiginoso arranha céu em dubai, a perseguição na tempestade de areia, vão fazer você se revirar de tensão na poltrona, te deixando sem respirar por alguns segundos!


E claro, a festa do Indiano bilhonário onde a agente Jane (Pauta Patton) mostra toda sua sensualidade, vai fazê-lo babar como um bebê.


Apesar do roteiro clichezento em relação à protagonista e antagonista, a trama funciona muito bem e a cada estágio de espionagem e situações complexas, o clima vai ficando ainda melhor, mas com um desfecho previsível. O que salva o final é o que mencionei logo no inicio. Hunt é humano e a cena final deixa isso escancarado, fazendo você desejar uma quinta sequência o quanto antes!

Incrivelmente divertido e vai agradar o público por completo. Programa certo para o fim de semana!

Vertigem, carrões, tempestades de areia e muita adrenalina na quarta seqüências de Missão Impossível!

Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário