CSS Drop Down Menu by PureCSSMenu.com

domingo, 3 de junho de 2012

Steampunk - Você Conhece essa Cultura?


Steampunk muitos vezes pode ser associado a Ciberpunk, mas é algo bem diferente.

Steampunk é um subgênero da Ficção Científica, um universo paralelo onde é mostrado que a tecnologia e mecânica foram criadas a muito mais tempo, normalmente ambientado na época Vitoriana (1837 - 1901) onde todo poder técnologico dessa era é usado para criar coisas fantásticas como aviões, carros, maquinas de guerra, colossais Trens a vapor, submarinos... entre outras coisas como robôs movidos a vapor, gigantescos Zeppilins que podem abrigar comércios, hotéis e até cidades inteiras!!! Não existem limites aqui, mesmo usando mecânicas antigas movidas a vapor, carvão, água, eletricidade arcaica... nada disso importa, a tecnologia velha do Steampunk tem tanto potencial quanto a que usamos hoje ou até mesmo a do futuro, o que muda é sua estética que fica clássica, retrô ou velha se preferir.



O Steampunk começou a tomar forma no final da década de 80, no principio inspirado na literatura de Julio Verne, H.G. Wells, Mark Twain e Mary Shelley.
O foco era um mundo antiutopia onde  caiam as máscaras dos lideres da sociedade, na sua maioria totalitaristas e autoritaristas, onde povo luta para sair desse controle opressor, assim como no Ciberpunk o Steampunk tambem adota uma posição anarquista e Punk de "luta e liberdade".



Com o tempo esse  subgênero foi tomando forma e hoje já agrega muita coisa a seu material, a cada novo produto Steampunk vemos novos aspectos a seu enredo como Noir, gótico, terror, sobrenatural, fantasia - Medieval e até padrões lovecraftianos são adotados ao Steampunk. O que mostra a verssatilidade e flexibilidade do estilo que pode estar em qualquer universo e qualquer universo pode estar nele.

O gênero tem ampliado até sua existência material tornando - se moda, Design e costumização.




Você provavelmente já viu referencias Stemapunk e nem sabia, filmes como Van Helsing e Wild Wild West e a Liga Extraordinária mostram maquinas ou engenhocas do gênero, o filme Sucker Punch mostra soldados nazistas mortos que foram reanimados com mecânicas a vapor, animes como SteamBoy, Fullmetal Alquimist, Steam Detectives tem muitas referencias ao estilo Steampunk, os robôs de Steam Detectives são movidos a vapor por exemplo...

Os games Bioshock 1 e 2 mostram aspectos do estilo tambem, os personagens Big Daddy e Big Sister são um grande exemplo de estética Steampunk dentro do game :

                                                           Big Daddy                                                                   Big Sister


O próximo game game da série Bioshock, Bioshock Infinit, mostra - se muito mais Steampunk trazendo a cidade voadora de columbia e muito mais desse visual :


O game Dishonored é um game anunciado como Steampunk :


Então é isso,  esse é um gênero pouco conhecido da ficção mas que esta tomando espaço cultural e do entretenimento, e no que depender de mim teremos muito mais Steampunk no RobôGuereiro, aguardem...

A seguir alguns exemplos de Stempunk, divirtam - se!!!




Moda:






 Costumização e Disign:



E esses games será que são a carvão??




O clássico Game boy ainda mais clássico!!








Arma dos games Portal 1 e Portal 2.



Alguns personagens mudados para o Steampunk:







 Optimus Prime!!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário