CSS Drop Down Menu by PureCSSMenu.com

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

BEGOTTEN: Manifestação das Trevas.

Se existe algo que possa ser eterno esse algo a arte, musica, artes plásticas, cinema... arte e todas suas manifestações tornam - se imortais, sempre encontrando seu publico alvo, seus amantes.Eu sou extremamente fã de artes surreais,  Gore, terror, SANGUE... eu encontro beleza e fascinação no que é "feio". Horror e derivados para mim é arte.

Recentemente assisti  BEGOTTEN, que não é um simples filme, é uma manifestação de escuridão medonha.O filme é rodado em preto e branco, mas com certa precariedade proposital  em sua imagem, quase não a penumbra e em  alguns momentos  você não sabe exatamente o que esta sendo filmado.

Um filme escuro e surreal, um surreal que me lembrou o filme do pintor surrealista Salvador Dali (ocaraéfodamegaputaqueparivelmenteincrívelsoumuitopagapaudessemaluko)  e Luis Buñuel, Um Cão Andaluz onde nada faz sentido...ou faz...cada um que assisti cria sua visão particular. Lógico que BEGOTTEN é muito mais sinistro e nefasto...

Cena de Um Cão Andaluz:

Por não ser um filme muito comum, eu sei que a bizarra sinopse vai incomodar os mais  sensíveis a religião, a sinopse pode causar vários tipos de reações nas pessoas: ódio, estranheza, repulsa, indignação, curiosidade, interesse...uma coisa eu sei, ela não trás a indiferença... e ai tem coragem?

Inicialmente  surge o ser intitulado “Suicídio de Deus”, sim é Deus no filme, após se matar com uma navalha de Barbeiro, aparece “ Mãe Terra” que masturba e também pratica sexo oral  no Deus morto, e não satisfeita se masturba com o sêmen de “Suicídio de Deus”, tempos depois “ Mãe Terra” da luz a um ser frágil e débil que encontrado e torturado por nômades. Eu falei que a sinopse era bizarra!!
Aqui é onde termina oficialmente a sinopse e tambem toda sua parte profana, herege e blasfema, e o filme fica totalmente interpretativo, cada telespectador criara sua historia dentro das cenas do filme.
Como já disse o filme é escuro de tal forma que parece que a uma camada de “trevas” em todo o filme, como uma “textura da escuridão”, chega a ser claustrofóbico, não a trilha sonora e o filme é mudo, existe um estranho som constante e alguns sons específicos,  e nada mais.

Muitas das cenas são feitas para incomodar, principalmente quando você repara que elas demoram a terminar e a algumas ações de repetição constante, como se fosse TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), ou até mesmo ações viciosas encontradas em alguns psicóticos e psicopatas.
Devido a esse ambiente de escuridão insólita e nonsense, temos a sensação de estar assistindo um pesadelo, e mais, o filme é como a materialização de transtornos psicológicos como fobias, síndrome do pânico... ou  sentimentos como desespero, temor...

BEGOTTEN é um filme para poucos, eu gostei, se você  curti o circuito horror - arte, esse é filme para você, ou para aqueles que estudam cinema e artes também recomendo BEGOTTEN.
Lembre - se que esse filme é uma manifestação artística que foge de gêneros, estilos, formas...  que  pode gerar várias  analises, discussões e interpretações que iram muito além das linhas escritas aqui.

Aqui esta o filme inteiro caso você queira assistir:


"Nas vísceras de um pesadelo pulsa uma ferida de escárnio e trevas, que oniricamente jorra a secreção do vazio...do nada” (BERSERK esse que voz fala)

Nenhum comentário:

Postar um comentário