CSS Drop Down Menu by PureCSSMenu.com

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Game arte e o TOP 10 dos games mais artísticos.

Game é arte? Não estou falando de fazer arte com games, do tipo redesenhar Marcus Fenix no estilo renascentista ou fazer musica com vários Game Boys, estou falando do game em si, sozinho, isoladamente, sem mudar, mexer, o produto que você joga na sua casa aquilo é arte?

Estou perguntando isso por que recentemente me perguntei isso ao lembrar que em São Paulo esta havendo uma exposição interativa sobre games, a Game on, inédita no Brasil.

Clique aqui para mais detalhes da amostra, em breve teremos um post com mais detalhes.

A Game on explora a cultura, arte e futuro dos games.

Um dos focos da amostra é mostrar que game não é só uma simples cultura e intreternimento é também uma arte, e eu concordo.

Games são arte, tendo para si alguns aspectos encontrados em outras formas de arte como roteiro, musica, estética... mas o game tem a capacidade de tornar toda essa arte já existente em algo único, pois o fato de você tomar decisões dentro do universo do jogo é o aspecto primordial que torna o game uma arte ÚNICA, os games oferecem uma experiência intima, não importa o final cada um faz seu caminho, o “eu faço” é a maior singularidade na arte dos games.

Com o passar dos anos a arte adentrou cada vez mais no mundo dos games, com isso em mente você o


 TOP 10 dos GAMES - ARTE

  10º Lugar: L.A Noir - PS3 e XBOX 360.

A anos não se via um game tão bem ambientado, arquitetura, musica e estética convincente, o game da RockStar  foi competente em trazer a década de 40 em vários detalhes artísticos, principalmente seguindo uma linha que lembra os antigos filmes policiais e Noir.

Tudo bem você deve estar irritado com o fato de Red Dead Redemption, também da RocksStar, ser maravilhosamente bem ambientado e um game muito melhor e mais emocionante que L.A Noir!!
Concordo!!Mas a uma coisa que L.A Noir tem que Red Dead e nenhum outro game tem, sua tecnologia nas expressões faciais que são extremamente realistas!!

Nunca antes na historia dos games a arte da interpretação foi tão bem trabalhada, a importância da interpretação é tanta, que em investigações do game as expressões faciais ajudam a descobrir fatos nos interrogatórios, lógico que existem os mentirosos inveterados que te enganaram, você pode observar tiques nervosos nos rostos manolo!!!!

Veja aqui como foi o trabalho das expressões faciais:


                                       Continue a ler o TOP GAMES ARTE...



   9° Lugar: Chrono Trigger. - SNES( SUPER NINTENDO)

Desde do inicio Chrono Trigger foi brilhantemente arquitetado para ser um grande jogo.
Basta observar a equipe que a Square Enix ( responsável pela série Final Fantasy) reuniu, primeiramente temos Akira Toryama ( criador e desenhista da série Dragon Ball ), Yuji Horii( diretor da série Dragon Quest ), Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy) e Nobuo Uematsu ( que na época era um dos maiores compositores de trilha sonora do Japão.

Não tem erro!! Assim nasce um clássico do Super Nintendo!!!!
Chrono Trigger foi pioneiro em ter um roteiro bem trabalhado, dramas, conflitos emocionais, reviravoltas... ainda havia espaço para o bom humor, aspectos que foram usados de forma inovadora para a época.
O game também deu inicio a algo novo que eram os finais alternativos, no total são13 finais( CARALEO!!), imagine isso na quela época manolo, porra era 1995!!! Nem hoje isso é facíl!!
Sem esquecer que no game haviam momentos chave na trama onde você poderia mudar o curso da historia de forma definitiva, esse foi o primeiro jogo que nos mostrou que algumas decisões influenciariam não só no curso atual da jogo, mas também nos levariam a finais diferentes!!

Por isso ele esta aqui na 9º posição, mostrando a arte de contar uma boa historia e ser o primeiro a nos dar a liberdade de mudar os rumos dela.

Mas me diz ai você matou Magus?...

O game ganhou uma versão para PS1 ( PlayStation) com direito a animações, claro feitas por Akira Toriama!!
Da uma zoiada na abertura:




    8° Lugar: SPLATTERHOUSE (Remake 2010) - XBOX 360 e PS3

Se você não é um fã de horror e filmes B, nunca vai enxergar a arte desse game, estou falando da arte Trash!!!
Cara esse game é uma hemorragia da arte trash, roteiro chulo, sangue exagerado, ambiente sujo, carnificina... é um balsamo para os fãs de Gore, extremamente brutal.
Sem esquecer da ótima trilha sonora que é uma extensão musical de todo esses açougue cheio de viceras!!

É sem duvida o jogo mais sanguinario da historia dos video games, um épico Trash, existem dois momentos desse game que merecem toda a nossa atenção:

Momento 1- sou foda...:
Um monstro arrancou seu braço?? Relaxa, você pode pegar o seu braço novamente e usa-lo como um porrete e fazer o infeliz se arrepender!!

 Momento 2 - Sou foda, na cama te esculacho, na sala ou no quarto, eu sou sinistro...:
Não a nada mais épico do de você espancar sem dó um monstro dos infernos e como finalização arrancar as entranhas do bicho pelo c#!!!( é sério!!)

Por ser o game mais Trash do mundo SPLATTERHOUSE ganha o 7° lugar!!

Trailer:



  7° Lugar Prince of Persia. - XBOX 360 e PS3.

Esse foi o primeiro Prince of Persia dessa geração atual de consoles, mudou seu sistema de luta e muito de suas mecânicas, mas a maior mudança foi visual, fazendo um uso fantástico do Cell Shading, esse gráfico que dá um aspecto de desenho a estética do jogo, isso trouxe uma beleza singular a todo o universo do game, tornando até as lutas em momentos artísticos.

Outro ponto importante é a relação entre o príncipe e a princesa,  seus diálogos eram interessantes e carismáticos, muitas vezes essas conversas se tornavam discussões... a cada dialogo  ficava-mos mais cativados, eram momentos que enriqueciam não só os personagens mas tambem a experiencia dentro do game , por muitas vezes eu parava de jogar só para ouvir suas conversas, apertado o botão de ação você fazia o papo continuar...

Por fazer um excelente trabalho colocando beleza visual em todo o game, dar total atenção aos  diálogos e  personagens cativantes, Prince of Persia ganha o 6° lugar.

Aprecie o trailer:



   6° Lugar- LIMBO. - XBOX 360.

Esse game não esta na lista simplismente por ser preto e branco, sua estética artística é muito maior que isso, esse game tem um ar melancólico e um vazio solitário, agregado um silencio fúnebre, acredito que o game tambem foi influenciado pelo expressionismo alemão.
O jogo trabalha muito bem com o preto e branco, luz e sombras criando essa perfeita "dança visual" simples.

Ao jogar você esta na pele de um garotinho e não tem ideia de como foi parar nesse LIMBO,  desvendando enigmas e derrotando criaturas sinistras você segue rumo ao desconhecido...

Por uma arte simples, minimalista LIMBO conquista o 5° lugar

Trailer:



   5° Lugar - Alan Wake. - XBOX 360 e PS3 

Com todas as minhas forças, eu odeio esse jogo!!
Dinâmica de jogo incompetente, repetitiva, um game sem diversidade em suas ações e nos inimigos a serem enfrentados, foram 6 anos de trabalho e o jogo é... bem ele não tem muito a oferecer. O conceito horror - suspense fraco...

Mas se existe algo que mereça admiração nesse jogo é sua narração, a forma como o jogo é guiado é maravilhosa, a trame é mostrada como uma série, divido em episódios e com direito aquele lance de "E no próximo capitulo de Alan Wake...".

O roteiro é muito bem escrito, a historia é bem interessante e cada episódio termina com um certo clímax ou com algo que te prende, de maneira que você não vai querer perder o próximo episódio.

Esse aspecto série é infinitamente melhor que as mecânicas do jogo, tanto que ele funcionaria muito melhor como série do que como game.

Alan Wake é jogar uma série e merece o 4° Lugar.

Trailer.



        4°Lugar - Brutal Legend. - XBO 360 e PS3

Você pensou que não haveria musica aqui né??. Mas não vou incluir nenhum Guitar Hero, ou qualquer game musical nesta lista, porra seria muito óbvio e até banal.

Entenda, Brutal Legend não é mais um joguinho onde você é um mero musico, aqui você entra em um mundo que tem sua estética totalmente inspirada no Heavy Metal, geografia, cultura, politica, sociedades... tudo aqui é musical, tudo inspirado em METAL!!!

Em Brutal Legend você é Eddie Riggs( que é dublado e modelado a partir das características do ator Jack Black) que acidentalmente foi transportado para esse maravilhoso mudo do Heavy Metal, agora Eddie terá que lutar contra vilões  que querem escravizar as pessoas desse mundo e descobrir uma maneira de voltar pra casa, o game conta com momentos de ação violente já que Eddie adquire um machado e guitarra misticas, o negocio é na base da porrada e rock !!!

Isso é uma manifestação musical muito maior do que qualquer Guitar Hero onde somos limitados a apenas fazer musica, aqui você vive o mundo - musica e faz parte dele.

Por nos fazer jogar a musica, Brutal legend conquista o 4° lugar.



             3° Lugar - Okami. - PS2 e Nintendo WII


Okami é um game que transpira arte por todos os seus poros, os gráficos em Cell Shading foram usados aqui de uma forma mais rustica para dar um aspecto de pintura, realmente com essa estética você se sente jogando dentro de um quadro com um tom estilisado.

Na pele do lobo Amaterasu, você terá que derrotar poderosos seres misticos e restalrar a vida e as cores  que estes seres estão tirando do mundo.

A importância artística vai alem e sendo incorporada na jogabilidade,  você pode evocar uma tela de pintura e com um "pincel divino" você realmente desenha, fazendo os desenhos certos cria - se  ataques variados, água, ventos, cortes, até bombas...
Regra aplicada até mesmo no cenário, a um aparte no jogo em que uma ponte esta quebrada, mas isso não é problema, basta desenhar um trassado na parte que esta faltando e pronto!!

Sem esquecer o roteiro competente que usa seres do folclore oriental o que faz o game ficar ainda mais culto, toda essa cultura e arte visual fazem de Okami um jogo único, um belíssimo  game arte.

Por nos fazer jogar uma pintura, Okami conquista o 3° Lugar.

Trailer.



       2°Lugar - Heavy Rain. - PS3

Chrono Trigger  foi o primeiro game a colocar a trama em um patamar elevado, principalmente por sua data,1995, como já disse ele começou com isso de opções que mudam o rumo da trama e do final da historia.(são 13 finais!!)

Hoje temos  Heavy Rain que bebe da mesma fonte, podemos dizer que Heavy Rain é o Chrono Trigger de nossa época.

O game é um Thriller dramático onde acompanhamos quatro personagens centrais, na trama eles acabam se envolvendo com o mistério do assassino do Origami, um Serial Killer que mata crianças.

 O game tem todo um aspecto cinematográfico de um bom filme policial e noir, o jogo se leva a sério e o roteiro é incrivelmente bem trabalhado, nossas escolhas dentro da trama pode mudar todos os acontecimentos atuais,  são diversas escolhas, opções e caminhos dentro do game, algumas realmente importantes outra banais como se barbear... em Heavy Rain não existe o convencional Game over, se você morrer ou fica incapacitado de agir, você começa a jogar com um dos outros personagens restantes, e assim  segue, caso algo aconteca, novamente você troca o personagem... isso faz com que a trama se desenrole de maneiras diferentes cada vez que se jogue, isso gera vários finais ... alias qui são 23 finais!!!!

Faça escolhas.
Enfrente as consequências.

Por nos fazer jogar um filme e dentro do filme outros filmes, Heavy Rain leva o 2° Lugar




  1° Lugar - Shadow of Colossus. - PS2

Shadow of Colossus ainda é um daqueles jogos que faz você dizer " Meu Deus...".

Shadow of Colossus é um jogo que transcende a ideia de jogo, é a fusão perfeita entre arte e game que de forma magnifica conseguiu, como poucos, ser uma obra de arte em todos os sentidos, jogabilidade e arte se entrelassaram e mostraram ao mundo uma compatibilidade inesperada, e dessa união nasceu esse épico.

Um dos primeiros aspectos artísticos que se nota é sua historia, em "Colossus" não temos uma demonstração convencional de uma trama, a historia nos é mostrada da mesma forma que analisamos um quadro, olhamos os desenhos  e unica coisa que sabemos é o nome e a imagem do quadro, não a como saber a historia do quadro, passado, futuro e o presente é muito interpretativo.

A trama do jogo parte da mesma essência, jogamos com um garoto chamado Wander que tem como companheiro e único amigo seu fiel  e inteligente cavalo, Agros,  juntos partem para uma terra amaldiçoada e proibida para ressucitar uma garota, que pelo visto Wader gosta muito, mas para traze - la de volta ele tera que enfrentar 18 criaturas gigantescas que foram banidas e presas nessas terras.

Essa não é só a sinopse do jogo mas tambem é toda a historia que você tem!!
Então sua mente começa a trabalhar involuntariamente do começo ao fim do jogo pois a varias perguntas sem resposta:  quem é a garota? uma amiga, irmã, um amor?Por que esses seres gigantes, que ao que parece são uma especie de deuses, foram banidos? O que Wander fazia antes de estar aqui? Quem é o responsável pelas diversas construções abandonadas...

São perguntas sem resposta que não te irritam, parece proposital, talvez para que você tambem participe da historia, para mim a garota é irma de Wander...



A visual  do jogo é original, vai ser difícil você encontrar algo que se  pareca com a arquitetura e estética dos Colossos, claro que um olhar mais atento consegue encontrar alguma referencia Maia e nórdica
Existem construções gigantescas e  os próprios Colossos parecem ser "construtos", como se fossem Golens.

Existe um cenário gigantesco, belo e tão vasto que você pode ficar cavalgando por horas e encontrar lugares
desconhecidos que nada haver tem com a trama central, simplismente é um maravilhoso  cenário a ser contemplado.

A trilha sonora é um balsamo para os ouvidos, temos longos momentos de silencio mas quando estamos no calor da batalha e a orquestra se faz presente tudo é perfeito, principalmente quando você crava a ultima espadada na criatura e a calor da vida se apaga dos seus olhos, a criatura inicia sua queda então a musica muda avisando que por hora podes descansar, cara é lindo!!


 Shadow of Colossus é um jogo que marcou minha vida, e juntando com maestria aspectos da arte, se faz a maior obra de arte gamer.

E finalmente, por nos fazer jogar um fantástico livro ÉPICO,  Shadow of Colossus  se apodera com soberania o 1° Lugar.





Sei que a lista vai causar certa discussão, afinal games como Final Fantasy 7 não foram incluídos, mas se você não gostou da lista, crie a sua e mande para nós!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário