CSS Drop Down Menu by PureCSSMenu.com

domingo, 27 de novembro de 2011

Implantação de lembranças e Lavagem Cerebral!


"Procuramos voluntários para teste pioneiro de implantação de lembranças."

Foi com isso que deparei em meu e-mail a alguns dias atrás e de fato fiquei alguns minutos como um símio em frente a tela do pc.

Se alguém convidasse você a se recrutar como voluntário em um teste pioneiro que implantaria novas memórias em sua mente, você aceitaria? O procedimento, conforme afirma a empresa que oferece a experiência, é indolor, sem efeitos colaterais nem déjà vu, garante 100% de efetividade, fixa lembranças para toda a vida e pode ser feito em sessões de 2 horas a 15 dias.

Depois de alguns momentos desacreditado com o que estava a minha frente e com milhares de possibilidades passando pela minha cabeça, resolvi investigar.

Segue o vídeo:

Depois de assistir ao video resolvi entrar no site ao qual nos apresenta um teste para uma seleção de candidatos para o teste com a possibilidade de escolha da lembrança a ser implantada. O site tem um visual incrivel e me lembrou muito a Abstergo Industries do game Assassin's Creed.
Após se inscrever somos encaminhados ao teste cognitivo que define sua capacidade de reter essas lembranças. O teste é bem simples e rapido e o resultado é exibido em seu termino. (Acesse o site aqui)


A impresa que lançou esse vídeo é a Atrapalo, uma empresa que trabalha com viagens, shows, hospedagens e muitas outras coisas. A grande sacada da empresa foi criar uma nova forma de viagem, claro, se fosse real seria uma beleza ou faria seu cérebro virar um mingau.

A novidade, disseminada em redes sociais, blogs,hotsite e divulgada em TV aberta, rádio e veículos impressos, é o mote da nova campanha de marketing - fortemente viral - da Atrápalo, agência online de
viagens e lazer urbano, recém-chegada ao Brasil.

Caso os curiosos queiram entender melhor a ação, o link "Quer saber toda a verdade?" direciona para a fan page da companhia, onde fica claro que o implante ocorrerá por meio das experiências como sessões de teatro e cinema, almoços em restaurantes e passeios urbanos oferecidos pela empresa em seu site.

“A campanha tem forte apelo emocional e traz a verdadeira essência das lembranças e recordações que adquirimos ao longo da vida. Nós da Atrápalo proporcionamos essasemoções diariamente e a campanha mostra de forma misteriosa o real sentido da empresa em todo o mundo – proporcionar experiências únicas que serão lembradas para sempre”, comenta Silvia Fagundes, Country Manager da Atrápalo Brasil.

Sem dúvidas, uma campanha de marketing de chutar bundas!

Mas e se isso fosse real?

Lavagem Cerebral

A lavagem cerebral é um forma séria de influência social que combina todas as abordagens para causar mudanças no modo de pensar de alguém sem que a pessoa consinta.


Livros e filmes fantasiam à vontade em relação à lavagem cerebral e chegam a especular se ela pode mudar a natureza humana - é possível reduzir as pessoas a fantoche? 

O protagonista do livro de ficção "1984", de George Orwell, passa por um clássico caso de lavagem cerebral que termina com a famosa concessão a seus torturadores: "dois mais dois igual a cinco".

Em "O Candidato da Manchúria", de 1962, a lavagem cerebral produz um assassino incapaz de ignorar os comandos de controle programados nele.

"Laranja Mecânica" (1971) posiciona a lavagem cerebral institucional como uma opção para os condenados violentos frearem seus impulsos destrutivos.

Em "Teoria da Conspiração", de 1997, um homem mentalmente instável, em quem o governo fez lavagem cerebral, procura provar que pessoas poderosas têm intercedido na sua mente.

Durante a Guerra da Coréia, coreanos e chineses faziam lavagem cerebral nos prisioneiros de guerra americanos mantidos nos campos de concentração. Muitos tiveram mudanças de comportamento radical e pelo menos 21 soldados se recusaram a voltar para os Estados Unidos quando foram libertados. Isso parece impressionante e nos leva a perguntar: a lavagem cerebral realmente funciona?

Na psicologia, o estudo da lavagem cerebral, geralmente referido como reforma do pensamento, caiu na esfera da influência social. A influência social acontece a cada minuto todos os dias. É o conjunto das maneiras nas quais as pessoas podem mudar atitudes, crenças e comportamentos de outras pessoas.

Podemos ver esse tipo de manipulação cerebral em diversos lugares, entre eles:  emissoras de tv's e em muitas igrejas.

O método de submissão pretende produzir mudanças no comportamento da pessoa não se preocupando com suas atitudes ou crenças. Essa abordagem induz ao "Apenas Faça". O método da persuasão, ao contrário, pretende mudar a atitude e induz ao "Faça porque isso vai fazer você se sentir bem/feliz/saudável/bem-sucedido". Por último, o método de educação(chamado de "método de propaganda" quando não se acredita no que está sendo ensinado) está no topo da influência social e tenta afetar uma mudança nas crenças da pessoa, induzindo a ações do tipo "Faça porque você sabe que é a coisa certa a ser feita".

MKULTRA



MKULTRA foi o nome dado a um programa ilegal e clandestino de experiências em seres humanos, feito pela CIA – o Serviço de Inteligência dos Estados Unidos da América. As experiências em seres humanos visavam identificar e desenvolver drogas e procedimentos a serem usados em interrogatórios e tortura, visando debilitar o indivíduo para forçar confissões por meio decontrole de mente.
As várias drogas utilizadas, todas do tipo drogas psicoativas, incluiram Mescalina, LSD e outras.
O programa secreto começou no início dos anos 1950 e continuou até pelo menos o fim dos anos 1960.

Há pesquisadores que afirmam que o programa provavelmente foi apenas interrompido ou escondido, tendo prosseguido clandestinamente.



Atravez desses fatos podemos chegar a conclusão que haveria até mesmo uma pequena possibilidades de real implantação de lembranças, assim como é apresentado no filme O vingador do Futuro no qual o personagem Douglas Quaid (schwarzenegger) resolve procurar a agência de viagem Reckall. Local que oferece aos seus clientes a chance de ir para qualquer lugar da galáxia, sem sair do planeta, implantando lembranças em sua mente de uma viagem para marte! Recentemente foi anunciado um remake desse ótimo filme, mas esse é um assunto para outro post.

Realidade ou não a implantação de lembranças e a manipulação de sua mente pode estar acontecendo exatamente nesse momento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário