CSS Drop Down Menu by PureCSSMenu.com

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Millennium: Stieg Larsson - O autor e o Quarto Livro


Nascido em 1954, em Skelleftehamn na suécia, Stieg Larsson foi um dos mais influentes jornalistas e ativistas políticos suecos. Por causa de sua atuação na luta pelos direitos humanos, recebeu várias ameaças de morte. Em 2004, aos cinquenta anos, pouco após terminar de escrever a trilogia Millennium, morreu em sua casa vítima de um ataque cardíaco.

Quem já leu a trilogia vai perceber que ao seu fim ficam diversas pontas soltas que poderiam ser utilizadas para uma quarta sequência, pois bem, é exatamente isso que ele planejava antes de ser inesperadamente ceifado. Stieg tinha esboçado material para mais ou menos 10 livros, isso mesmo, 10!

“Quando comecei a escrever com Stieg da série Millennium, ele lançou um esboço de um total de dez livros. Antes de sua morte em novembro de 2004, ele tinha terminado os primeiros três livros e estava bem encaminhado com o quarto. Em um e-mail escrito para um amigo de um mês antes de sua morte, Stieg diz que terminou cerca da metade do quarto livro. Stieg diz que ele escreveu no início e no fim, mas que a parte central ainda não está terminada.”



Muitos leitores têm perguntado se Eva Gabrielsson, companheira Stieg em vida, poderia terminar o quarto livro, como ela estava profundamente envolvida na escrita enquanto Stieg ainda estava vivo. Seria ótimo, no entanto, jurisdição sueca impede a tal solução.

Em um livro de memórias que foi lançamento simultaneamente na França, Suécia e Noruega, Gabrielsson propõe um novo olhar sobre a série de livros que vendeu mais de 45 milhões de exemplares em todo o mundo.

Larsson faleceu aos 50 anos de idade, vítima de um ataque fulminante do coração, antes da publicação de "Os Homens que Não Amavam as Mulheres", "A Menina que Brincava com Fogo" e "A Rainha do Castelo de Ar".

Eva, que viveu com Stieg por 32 anos, luta pelos direitos da obra do marido com a família dele. O jornalista/escritor não deixou testamento, e o casal não teve filhos. "Ela não está em busca de dinheiro, e sim da obtenção dos direitos morais sobre a série Millennium e todos os escritos políticos de seu companheiro", afirmou um porta-voz da Actes Sud, sua editora na França.


Em seu livro, "Millennium, Stieg and Me" ("Millennium, Stieg e Eu", numa tradução livre), Gabrielsson diz aos leitores que está "lutando por ele, por mim, por vocês". Da mesma forma que os principais personagens da trilogia - o jornalista Mikael Blomkvist e a hacker punk Lisbeth Salander -, Larsson combateu o extremismo e o racismo durante toda a sua carreira ao lado de Gabrielsson.

Do comentado quarto volume da série, Eva Gabrielsson confirma que o marido chegou a escrever mais de 200 páginas em um computador pessoal antes de sua morte precoce. "Posso terminar (...). Stieg e eu frequentemente escrevíamos juntos", afirma Gabrielsson. No entanto, ela destaca que só tentará retomar a história se usufruir dos direitos totais sobre a obra de Larsson. "Não é minha intenção aqui contar a história do quarto volume", afirma Eva em seu livro.

"Por outro lado, gostaria de dizer que Lisbeth se liberta aos poucos de seus fantasmas e inimigos". Ela explica também que ambos sofriam constantes ameaças de morte, e decidiram não se casar legalmente para evitar uma eventual perseguição por neonazistas.

Pela legislação sueca, os direitos da obra de um autor falecido pertencem automaticamente a seu pai e irmão. Em junho de 2010, pouco depois do lançamento do filme que adaptou o primeiro livro da série, Gabrielsson recusou uma proposta da família de Larsson, que ofereceu a ela 2,1 milhões de euros (2,75 milhões de dólares) e um lugar no conselho executivo da companhia que administra os direitos da obra de Stieg.

Em "Millennium, Stieg and Me", Gabrielsson condena o que chama de "indústria e grife Stieg Larsson". "Não quero ver canecas de café e outros produtos 'Millennium'; quero que o Stieg 'real' seja respeitado", afirma.

Escrito com a colaboração da jornalista francesa Marie-Françoise Colombani, o livro conta a infância de Gabrielsson, como ela conheceu Larsson, a vida dos dois e seus esforços para manter a revista Expo, fundada por Larsson em 1995, quando a extrema direita ganhava força na Suécia. Larsson e a equipe de jornalistas do periódico "precisavam se mudar constantemente para escapar dos nazistas que os ameaçavam".


O suposto quarto livro da série intitulado "Guds hämd" (God's revenge) ou Vingança de Deus em português, ainda é muito esperada pelos fãs da série, se ele um dia será lançado, isso é um mistério.

Stieg Larsson, um autor que deve ser lembrado. Exímio escritor. Sua morte com certeza é uma grande perda para a literatura mundial.


Site do autor:

http://www.stieglarsson.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário